Ribbons são conhecidos também como “Fitas de Transferência Térmica” ou TTR (Thermic Transfer Ribbon). Basicamente, este é o suprimento de impressão usado pelas impressoras térmicas. De maneira bem geral, seria comparável ao toner das impressoras convencionais.
Neste caso, porém, funciona como uma película plástica que possui tinta revestida e, ao passar pela cabeça térmica da impressora que o aquece em determinados pontos, transfere a informação contida em si para a etiqueta.
Existem três tipos de Ribbons: cera, resina ou misto. Vamos esclarecer as vantagens e desvantagens de cada um aqui, pois na Alfaprint DERPAC trabalhamos com todos os três tipos:

ribbon_cera_standard_sw200
ribbon-de-cera-110×74-argoxzebradatamax-d_nq_np_913211-mlb20524173555_122015-o

Ribbon Cera: O grande exemplo da utilização desta modalidade é para a impressão de etiquetas com códigos de barras. É uma película plástica feita com cera e, por isso, sua constituição é delicada e exige que o insumo esteja restrito a ambientes sem atrito, variações de temperatura, umidade ou situações onde possa haver atrito com o material.
Sua característica predominante é o baixo custo aliado com altas velocidades de produção altas, mantendo o índice de altíssima qualidade no resultado final. Muito utilizada em etiquetas de códigos de barras, etiquetas da indústria farmacêutica ou dos valores nutricionais de um alimento.

Ribbon Resina: Película de plástico revestida com resina, aplicado em filmes como o polipropileno, poliéster, entre outros. Principalmente utilizadas para materiais com riscos de expostos a grandes variações de temperatura ou atrito por serem altamente resistentes.
Alguns exemplos da resistência e versatilidade deste item é sua utilização na impressão de adesivos da indústria automobilística, uso para produtos armazenados em câmara fria ou mesmo etiquetas para hospitais e laboratórios.

19998

Ribbon Misto: Feito com uma proporção exata entre resina e cera, o ribbon misto atende diversas demandas específicas, pois possui resistência ao calor e umidade maior em relação aos de cera e menor em relação aos de resina.
Exemplos de uso desta película são: etiquetas de sinalização em armários ou qualquer local, até etiquetas gerais de advertência, caixas de CD e DVD, etc.
Vale lembrar que o uso de ribbon de má qualidade pode acarretar nos problemas que vão além do produto em si: também trazem problemas à impressora que exige-se um maior tempo pra aquecimento na cabeça térmica da impressora. Neste sentido, os custos gerados podem se equiparar à compra de uma nova impressora.
Por isso, além das informações em primeira mão para tirar todas as suas dúvidas, a Alfaprint DERMAC deixa nossa equipe ao seu dispor para tirar dúvidas, propor projetos e orçamentos. Aqui, trabalhamos apenas com os melhores materiais. Desta maneira, você consegue escolher quais os materiais e aprender, para realizar a relação de custo-benefício.
Entre em contato conosco e simule um projeto. Seu prazo está garantido conosco, temos todas as tecnologias em um único lugar. É por isso que a ALFAPRINT DERPAC se estabeleceu no mercado como referência regional neste segmento.